Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bloco Pilão de Prata promete agitar ruas da cidade de Goiás no carnaval


Grupo fará a 6ª edição do 'Encontro de Tambores', a partir de sexta-feira.
Além do cortejo pelas ruas, estão previstas roda de conversa e trilhas.

Do G1 GO
Comente agora
Grupo pretende mostrar a força da cultura afrodescendente da cidade (Foto: Divulgação)Grupo pretende mostrar a força da cultura
afrodescendente da cidade (Foto: Divulgação)
O carnaval se aproxima e o Bloco Pilão de Prata promete agitar as ruas da cidade de Goiás, na região central do estado. Entre os dias 28 deste mês e 2 de março será realizada a 6ª edição do “Encontro de Tambores”. O público presente poderá se divertir ao som dos atabaques, agogôs e com as vestimentas típicas do afoxé, além de apreciar os patrimônios culturais do município. As atividades são gratuitas.
O bloco afrocultural Pilão de Prata foi fundado em 2009 e é coordenado pelo historiador e professor Paulo Sérgio Ferreira de Souza. Para o carnaval deste ano, as vestes serão inspiradas em Iansã (um dos orixás cultuados no candomblé no Brasil) para colorir o centro histórico da cidade do Rio Vermelho, mostrando as forças da cultura e da religiosidade de matriz africana.
Uma roda de conversa abre a programação na sexta-feira (28), a partir das 9h, na Casa da Sopa. O enfoque é discutir a importância do apoio do Poder Público para a continuidade das manifestações afrobrasileiras.
No dia 1º de março, o bloco se concentrará na Rua do Fogo e seguirá até o Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A intenção é invadir as ruas da cidade com muita música e contado um pouco da história, crenças e tradições da cultura africana.

No domingo (2), será realizado um passeio pelas trilhas históricas da cidade de Goiás. O grupo sairá do Largo da Carioca e percorrerá as trilhas da antiga estrada colonial, marcada pelo calçamento feito pelos escravos. Além de toda a riqueza histórica, o passeio tem como cenário as belíssimas paisagens típicas do cerrado. “É um momento único e muito importante para todos os integrantes do Bloco Pilão de Prata”, afirma o professor Paulo Sérgio.
Bloco promete alegrar os foliões pelas ruas da cidade histórica (Foto: Alexandre Carvazan/Divulgação)Bloco promete alegrar os foliões pelas ruas da cidade histórica (Foto: Alexandre Carvazan/Divulgação)
Serviço:
- Roda de conversa – Bloco Pilão de Prata
Sexta-feira (28), às 9h, na Casa da Sopa, que fica no Morro das Lajes
- Cortejo do bloco
Sábado (1º), às 19h. Saída da Rua do Fogo, nº 14, em direção ao Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
- Trilhas pelas ruas históricas
Domingo (2), às 9h. Passeio monitorado Professor Paulo Sérgio Ferreira de Souza. Saída do Largo da Carioca.